Como tratar o Bruxismo?

Saiba o que é, quais os sintomas e como tratar.

O que é?

O bruxismo é uma desordem funcional que consiste em apertar e ranger os dentes involuntariamente, tanto de dia como à noite, o que pode causar graves danos nas estruturas dentárias provocando o seu desgaste de forma excessiva e prematura.
Durante o sono o problema é mais grave, pois o paciente não tem conhecimento de sua ação e, portanto, é ainda mais difícil de controlar, mas mesmo quando se está acordado, muitos  não percebem o que estão fazendo e outras pessoas são quem os alertam sobre o seu ranger e apertar dos dentes.

A causa pela qual as pessoas rangem e apertam os dentes ainda é desconhecida, mas considera-se que o estresse pode ser responsável pela doença em muitos dos casos. Uma mordida errada e dentes tortos ou irregulares também podem contribuir com o bruxismo.

Sintomas e diagnóstico do bruxismo

Ao apertar e ranger os dentes, especialmente se feito com muita força e por muito tempo, levará a uma pressão significativamente excessiva sobre os músculos da mastigação, tecidos e estruturas adjacentes à mandíbula.

Sintomas

– Estresse e ansiedade.
– Ruídos articulares (que podem se tornar bastante intensos, e até mesmo perturbar o cônjuge).
– Dor de ouvido (por causa do envolvimento da articulação temporomandibular).
– Dor de cabeça, no pescoço e ombros.
– Dor ou inchaço na mandíbula.
– Desgaste acelerado dos dentes.
– Perda de esmalte.
– Distúrbios no sono.
– Sensibilidade excessiva durante a escovação e ao se alimentar.
– Dor facial.
– Fraturas dentárias.
– Rigidez muscular.
Hipertrofia dos músculos masseter (que são aqueles que são responsáveis pela mastigação).

Diagnóstico de bruxismo

O paciente que sofre de bruxismo muitas vezes não sabe que possui este tipo de problemas, o que geralmente é descoberto durante o exame dentário de rotina (em alguns casos o paciente vai ao cirurgião dentista, pois começou a sentir uma forte dor na face ou no pescoço), ou porque alguém de seu convívio (especialmente se dormem juntos ) o alertou sobre ruídos feitos ao ranger os dentes. Exames clínicos e os estudos radiográficos poderão confirmar o diagnóstico.

O tratamento do bruxismo

O tratamento visa reduzir a dor e evitar danos irreversíveis ao dente.

Alguns passos que você pode tomar para aliviar os sintomas do paciente são:
– Aprenda técnicas de relaxamento para ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade.
– Faça exercícios prescritos por um fisioterapeuta para facilitar a recuperação do equilíbrio muscular e articular em ambos os lados da cabeça.
– Esforce-se para relaxar os músculos faciais e maxilares durante o dia, para tentar fazer desta ação um hábito.
– Tenha uma boa higiene bucal antes de dormir.
– Massagear os músculos da face, pescoço e ombros podem reduzir a sensação de dor.
– Evite comer alimentos que sejam muito duros ou difíceis de mastigar.
– Faça compressas de água quente nos músculos da mastigação.

Placa estabilizadora de mordida (Placa miorrelaxante)

Para evitar ou parar o dano nos dentes e reduzir a tensão muscular, um dispositivo conhecido como placa de mordida estabilizadora cumpre a missão de proteger os dentes da pressão feita pelo paciente ao apertar e ranger os dentes.
É feita de resina sendo desta forma muito rígida, de modo que ajuda a manter a mandíbula numa posição mais relaxada. Embora é geralmente indicada para ser usada à noite antes de dormir, pode-se também deve usar durante o dia, caso seja necessário. O problema é que a placa não reduz o hábito de apertamento e se parar de utilizá-la o problemas e dores voltarão a aparecer.

Em alguns casos é necessário que o tratamento ortodôntico seja realizado para corrigir as posições dos ossos e dentes que estão mal posicionados.

Em alguns casos, o problema é revertido de forma considerável e pode chegar a desaparecer, mas com aquelas pessoas em que isso não acontece, é essencial a continuação da utilização da placa estabilizadora para minimizar os danos.


Tratamento com Botox: A aplicação de Botox (toxina botulínica tipo A) nos músculos da mastigação tem provado ser uma excelente ferramenta para ajudar a combater as consequências e alterações de bruxismo. Esta droga é um relaxante muscular de atuação local, sendo potente e segura por um longo período de tempo (3-6 meses), age apenas relaxando os músculos da mastigação, sem causar efeitos colaterais indesejáveis de relaxantes musculares sistêmicos (sonolência, diminuição dos reflexos, etc). O botox é usado estrategicamente na terapia, reduzindo em pouco tempo os pontos de gatilho nos músculos, permitindo um melhor desempenho da terapia convencional (estabilização da mordida através de placa miorrelaxante e fisioterapia).

Durante o dia é mais fácil tentar modificar o comportamento do paciente, mas se o bruxismo é noturno, será muito mais difícil de combater. Foram realizados testes com métodos tais como auto-hipnose com resultados variáveis, dependendo da gravidade da doença e da personalidade do paciente.

Prevenção do bruxismo

Sendo um distúrbio de um hábito involuntário, é difícil encontrar os meios mais adequados para ajudar a prevenir a manifestação do bruxismo, com exceção de prevenir única causa conhecida, o estresse.

Um alto nível de estresse ou ansiedade durante o dia pode desencadear episódios de bruxismo durante a noite. Portanto, se o período de estresse é prolongado, o melhor a se fazer é tomar medidas para reduzir ou eliminar o problema antes que ele cause outros distúrbios.

Algumas opções para tentar prevenir o bruxismo (pelo menos a noite) são os seguintes:

– Praticar alguns esportes ajudam a reduzir o estresse e dormir mais profundamente.
– Evite tomar café e outras substâncias estimulantes horas antes de dormir.
– Tenha alguns momentos de descanso e relaxamento entre as atividades mais estressantes da vida cotidiana.
– Encontre maneiras de relaxar antes de dormir, ouvindo uma música suave, por exemplo.
– O diagnóstico precoce é muito importante a fim de evitar efeitos secundários e complicações, tais como o desgaste prematuro dos dentes.

 

Fonte http://www.ligadonodentista.com.br/como-tratar-o-bruxismo/

 

VOLTAR
Unidade Sorocaba
Endereço: Rua Sao Bento, 45 - Centro Sorocaba 18010-030
(15) 3359-2772
Unidade Salto de Pirapora
Av. Francisco de Barros Leite, 622 Salto de Pirapora SP 18160-000
(15) 3492-2349