LASQUEI A PONTA DO DENTE, E AGORA?
Bem na sexta-feira à noite você bebeu um refrigerante qualquer direto no bico da garrafa e acabou batendo seu dente, quebrando-o na pontinha. Imediatamente, você passou a língua sobre o local e sentiu a ranhura, correu até um espelho e viu que a tragédia estava mesmo instaurada. “E agora?”, foi a sua primeira pergunta. “Onde é que eu vou arranjar um dentista em pleno final de semana?”, foi a segunda. Bem, realmente, a aflição nesta hora é compreensível e se você não tiver a sorte de contatar o seu dentista para que ele lhe atenda ainda no final de semana, é possível tomar alguns cuidados para não agravar a situação.
- Primeiro avalie se houve deslocamento do dente ou sangramento. Caso não, a lesão não deve ser grave e o tratamento não é tão urgente.
- Como o esmalte deve ter sido danificado, evite bebidas escuras como o café. Podem aparecer manchas.
- Instintivamente, é provável que você fique passando a língua na lesão, mas evite fazer isso para não se ferir.
- O tratamento é simples. Será feita uma restauração e, dependendo do caso, não será preciso anestesiar, com procedimento de 20 a 40 minutos. Será feita uma raspagem e inserida uma resina da coloração do dente.
- Caso a fratura seja mais grave, envolvendo da dentina, com sangramento, o tratamento deve ser mais urgente, pois o ferimento pode gerar infecção. Para a recuperação , o mais comum é o enchimento dentário, colocação de porcelana ou coroa para refazer a capa protetora do dente.
E não se esqueça: Visite o dentista periodicamente.